segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A Brincadeira na Educação Infantil

        Segundo Kami (1991,p125) “Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida”.
Sendo assim, quando pensamos na educação Infantil devemos ter em conta o princípio básico que rege essa etapa, sendo que a brincadeira é um dos primeiros vínculos que as crianças estabelecem entre elas, mesmo antes de saberem os nomes de seus colegas. A brincadeira é uma linguagem infantil e através dela permitimos que a criança explore o mundo a sua volta e se sociabilize de uma maneira lúdica.
Durante o ato de brincar as crianças vivenciam vários papéis sociais dos adultos, através de imitações de situações vividas na família, assistidas na televisão ou em algum grupo social na qual convivem.

No ato de brincar podemos observar o nível do desenvolvimento mental da criança, através de suas atitudes e comportamentos.

Segundo Almeida (2000) "O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa.

Alguns autores consideram o brinquedo como um “objeto de suporte da brincadeira”, enquanto que a brincadeira se caracteriza pela sua estruturação e por ter regras. No entanto, as crianças durante o ato de brincar tem autonomia em modificar essas regras, o que não acontece num jogo, pois este já é mais estruturado, porém é associado ao objeto e a brincadeira.

Numa brincadeira espontânea da criança, o professor pode registrar as ações lúdicas desta, através de observações, registros, análise e tratamento. Também é possível fazer o mapeamento lúdico da criança buscando compreender e entender melhor suas ações e fazer intervenções, ajudando assim à mesma quando necessário.

Na brincadeira espontânea o professor pode identificar desde ideias, valores, necessidades, estágio de desenvolvimento, conflitos, problemas até poder trabalhar para desenvolvê-los de maneira saudável, através da interação proporcionada pela brincadeira.

Portanto, tanto a brincadeira espontânea como a dirigida são importantes e necessárias o desenvolvimento intelectual da criança e a sua sociabilização, sendo que através desta pode-se diagnosticar e intervir, sem esquecer que a criança aprende brincando. 

 

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